Cortar os elos da mola:
O método é bem simples, tem que fazer a desmontagem da parte da
suspensão para a retirada da mola, então depois de desmontado é levado
em um equipamento aonde ele comprime um pouco a mola e assim faz-se a
sua retirada do conjunto do amortecedor, corta-se a mola e na parte
aonde fica voltada para baixo é encapada geralmente por uma " mangueira
" para evitar o barulho.
Todo esse trabalho pode ser feito nas maiorias das oficinas.
Esquentar os elos:
Esse método consiste em aquecer dois ou três elos fazendo-os se juntarem
até encostar umas com as outras, depois de encostadas elas são soldadas
para não baterem entre elas . Essa técnica deixa o carro até q "macio"
comparando com os cortes da mola. o serviço tem que ser feito por um bom
profissional. Esse método pode até ser feito sem a desmontagem do
conjunto da suspensão.
Comprimir a mola:
Tem que se fazer o mesmo processo de desmontagem e retirada da mola, as
mesmas são contraídas com ajuda de uma máquina ou instrumento e levadas
para um forno aonde elas ficam por uma tempo e depois são retiradas e
resfriadas assim mantendo a compressão. Essa técnica deixa o carro até
que "macio" comparando com os cortes da mola, mas o serviço tem que ser
feito por um bom profissional.
As molas são resfriadas em um banho de óleo (segundo as oficinas)
re-tempera a mola.
Trabalhar o telescópio:
O telescópio (a base de apoio ) se essa parte for deslocada para baixo
não vai ser necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Esse
serviço é feito geralmente em carros que tiram mais de 2 elos. Abaixando
o telescópio obtêm-se mais conforto do que só cortar os elos .
Alterar toda suspensão:
O conjunto da suspensão é toda alterada, as molas e os amortecedores são
trocados por outros chamados de "esportivos" aonde as molas tem menos
espiras e o amortecedor tem um cursor menor. A vantagem é melhor
conforto e melhor estabilidade nas curvas.
Neste caso também é utilizado o kit de suspensão a rosca, onde os
amortecedores também possuem um cursor menor, e ganham um sistema de
rosca onde em 15 minutos pode-se levantar ou baixar o carro na altura
desejada apenas rosqueando.
Mexer na haste do amortecedor original:
Neste caso é cortado um elo (amortecedor é original) , onde é aumentada
a rosca superior de fixação em um torno mecânico e cortado a haste.
Assim o amortecedor sobe, para dentro do carro juntamente com todo o
conjunto amortecedor/mola. Esse meio deixa o carro até que confortável
comparando em só cortar as molas.
Precauções:
As técnicas de "Esquentar os elos" e "Comprimir a mola" não é
recomendado segundo um profissional da área que trabalha em uma oficina
com tradição em rebaixar carros. Esses métodos pode ( não é sempre que
acontece ) causar alguns problemas:
Com a mola aquecida o sua estrutura fica prejudicada ( a mola
destemperada fica mais frágil ) e pode acontecer a deformação ou quebra
da mesma . Essa deformação ou quebra pode acontecer por um período de
tempo muito curto ( 2 meses ) ou até menos, tudo depende por onde o
carro anda (se a rua possui muitos buracos ou não).
Essas e as demais técnicas pode acarretar uma série de problemas: -
danificar os amortecedores , danificar os batentes e até mesmo
desalinhar o veículo, causando dificuldades para frenagem e
dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas).